Corrida de toras: jogo didático para um ensino intercultural

  • Elisa Augusta Lopes Costa
  • Francisco Edviges Albuquerque
Palavras-chave: Educação lúdica, Educação escolar indígena, Jogos didáticos, Interculturalidade

Resumo

Este artigo aborda a possibilidade de criação de jogos didáticos para a Educação Escolar Indígena Krahô, mais especificamente na Escola Indígena 19 de Abril, localizada na aldeia Manoel Alves Pequeno, ao nordeste do estado do Tocantins. Tem como objetivo demonstrar que a ludicidade pode ser um elemento valioso na educação intercultural. A metodologia, de perspectiva sociointeracionista, compõe-se de oficinas de confecção e manipulação de materiais alternativos que incluem jogos didáticos como elemento potencializador da aprendizagem da língua portuguesa como segunda língua. O jogo Corrida de Toras, que mescla elementos da cultura não indígena e da cultura Krahô, foi desenvolvido no decorrer das oficinas e passou a ser utilizado pelos professores indígenas em sua prática docente como estratégia para revisão de conteúdos.

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Publicado
2019-05-06
Como Citar
Augusta Lopes Costa, E., & Edviges Albuquerque, F. (2019). Corrida de toras: jogo didático para um ensino intercultural. Revista Linguagem & Ensino, 22(1), 220-238. https://doi.org/10.15210/rle.v22i1.16066