Desenvolvimento da autonomia na escrita em língua adicional através do feedback por pares

Um relato de experiência

Palavras-chave: Autonomia na escrita, Feedback por pares, Aprendizagem colaborativa, Inglês como língua adicional.

Resumo

Tendo por base o conceito de escrita como um processo (HYLAND; HYLAND, 2006), neste relato de experiência, apresento a implementação do processo de feedback por pares na produção escrita realizada na aula de inglês como língua adicional do curso Extracurricular da Universidade Federal de Santa Catarina. Tal movimento visa, a longo prazo, desenvolver a autonomia dos aprendizes e sua criticidade. A sequência de procedimentos para implantação do feedback por pares é apresentada. Esse relato também apresenta alguns dados preliminares de uma pesquisa longitudinal sobre feedback por pares. Respostas dadas pelos participantes, através de um questionário de percepção, são analisadas e relacionadas com o relato. Finalizo com um balanço da atividade apontando os desafios e os benefícios de tal movimento para a sala de aula.

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Biografia do Autor

Rafael Zaccaron, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
Rafael Zaccaron é mestre em Inglês: estudos linguísticos e literários pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Seus interesses de pesquisa incluem aprendizagem colaborativa, produção oral em inglês como língua adicional, produção escrita em inglês como língua adicional, autonomia na aprendizagem e o ensino embasado em tarefas.

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Publicado
2020-04-30
Como Citar
Zaccaron, R. (2020). Desenvolvimento da autonomia na escrita em língua adicional através do feedback por pares: Um relato de experiência. Revista Linguagem & Ensino, 23(2), 532-546. https://doi.org/10.15210/rle.v23i2.17348