O fazer literário explicitado e subjetivado

  • Izanete Marques Souza

Resumo

Este estudo teve como objetivo verificar, à luz das teorias que embasam o campo da Escrita Criativa (Brasil, 2019; Brito, 2011; Gonzaga; Tutikian, 2015; Paéz, 2010; Paz, 1996), as estratégias utilizadas na trilogia Binti para estruturar a narrativa dessa novela. Para isso, recorreu-se a análise de conteúdo como metodologia de pesquisa e a análise proposicional do discurso (Bardin, 2016) como estratégia para olhar o casamento esperado entre ficção científica e ancestralidade nigeriana. Os resultados confirmaram, através dos estudos sobre empoderamento cunhados por feministas negras (Gonzalez, 2018, 2020; Collins, 2019; Davis, 2017), a tese de que obras ficcionais, independentemente das classificações que recebem, trazem os efeitos do racismo, porém a partir dos aspectos da negritude como fonte de orgulho, numa perspectiva de poder que não molesta, mas, ao contrário, acolhe, compartilha, vive, convive e reafirma a nossa amefricanidade.

Referências

ALVES, M. Maréia. Rio de Janeiro: Malê, 2019.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Tradução de Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. Pinheiros: Edições 70, 2016.
BERTH, J. Empoderamento. São Paulo: Sueli Carneiro; Pólen, 2019.
BRASIL, L. A. de A. Escrever ficção: um manual de criação literária. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
BRITO, M. da C. E. Poemas malungos – cânticos irmãos. 2011. 172 f. Tese (Doutorado em Literatura Comparada) – Instituto de Letras, Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, 2011.
COLLINS, P. H. Feminismo negro, conhecimento e poder. In: Pensamento feminista negro. Tradução de Jamille Pinheiro Dias. Revisão da tradução de Bianca Tavolari. São Paulo: Boitempo, 2019. p. 401-432.
DAVIS, A. Mulheres, cultura e política. Tradução de Heci Regina Candiani. São Paulo: Boitempo Editorial, 2017.
EVARISTO, C. Literatura negra: uma poética de nossa afro-brasilidade. Scripta, v. 13, n. 25, p. 17-31, 2009.
EVARISTO, C. A escrevivência e seus subtextos. In: DUARTE, C. L.; NUNES I. R. (Orgs.). Escrevivência: a escrita de nós: reflexões sobre a obra de Conceição Evaristo. Rio de Janeiro: Mina Comunicação e Arte, 2020. p. 26-48.
EVARISTO, C. Becos da memória. 3. ed. Rio de Janeiro: Pallas, 2018.
EVARISTO, C. Insubmissas lágrimas de mulheres. 3. ed. Rio de Janeiro: Malê, 2020.
FÁTIMA, A. Makeba vai à escola. Salvador: Cogito, 2019.
GERDES, P. Pitágoras africano: um estudo em cultura e educação matemática. Maputo: Centro Moçambicano de Pesquisa Etnomatemática, Cultura, Matemática, Educação, 2011.
GOMES, N. L. Betina. Belo Horizonte: Mazza, 2019.
GONZAGA, P.; TUTIKIAN, J. Escreva! Guia de escrita criativa. Porto Alegre: Leitura XXI, 2015.
GONZALEZ, L. Por um feminismo afro-latino-americano. Compilação de Flávia Rios e Márcia Lima. Porto Alegre: Zahar, 2020.
GONZALEZ, L. Primavera para as rosas negras: Lélia Gonzalez em primeira pessoa. Diáspora Africana: Editora Filhos da África, 2018.
HALL, S. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Organização de Liv Sovik. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2003.
JESUS, C. M. de. Quarto de despejo: diário de uma favelada. 10. ed. São Paulo: Ática, 2014.
KILOMBA, G. Memórias da plantação: episódios de racismo cotidiano. Rio de Janeiro: Cobogó, 2019.
MORRISON, T. A origem dos outros: seis ensaios sobre o racismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
NASCIMENTO, A. O quilombismo: documentos de uma militância Pan-Africanista. 3. ed. São Paulo: Perspectiva, 2019.
NASCIMENTO, B. Quilombola e Intelectual: possibilidades nos dias da destruição. São Paulo: Diáspora Africana: Editora Filhos da África, 2018.
OKORAFOR, N. Binti: trilogia completa. Tradução de Carla Bettelli. Rio de Janeiro: Galera Record, 2021.
OKORAFOR, N. Binti 1 [English edition]. [S. l.]: Tordotcom, 2015.
OKORAFOR, N. Binti 2: Home [English edition]. [S. l.]: Tordotcom, 2017.
OKORAFOR, N. Binti 3: The Night Masquerade [English edition]. [S. l.]: Tordotcom, 2018.
OKORAFOR, N. Broken places and outer spaces: finding creativity in the unexpected. Nova York: Simon & Schuster; TED, 2019.
PAÉZ, E. Escribir Manual de Tecnicas Narrativas. 6. ed. Madrid: Ediciones SM, 2010.
PAZ, O. Signos em rotação. São Paulo: Perspectiva, 1996.
REIS, M. F. dos. Úrsula. Brasília: Câmara Cidadania, 2018.
RIBEIRO JUNIOR, A.; SALUM, M. H. L. Estudo estilístico e iconográfico das esculturas Edan do acervo do MAE-USP. Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia, n. 13, p. 227-258, 2003.
SCELZA, B. A.; PRALL, S. P.; LEVINE, N. E. The disequilibrium of double descent: changing inheritance norms among Himba pastoralists. Phil. Trans. R. Soc., n. 374, p. 1-11, 2019.
SILVA, M. I. de L. e. Márcia Ivana de Lima e Silva. In: OTHERO, G. de Á. (Org.). PPG Letras UFRGS: 50 anos de uma história: relatos pessoais. Porto Alegre: Noctua, 2022. p. 191-208.
SOUZA, I. M. As disputas de poder narradas em Becos da Memória. Cadernos do IL, n. 64, p. 188-213, 2023.
Publicado
2024-02-27
Como Citar
Marques Souza, I. M. S. (2024). O fazer literário explicitado e subjetivado. Revista Linguagem & Ensino, 26(3). https://doi.org/10.15210/rle.v26i3.26288