Cartografias de re-existência

Produção de materiais didáticos em perspectiva decolonial

  • Luciana Contreira Domingo
  • Renan Cardozo Gomes da Silva
  • Santiago Bretanha

Resumo

Este trabalho, filiado à área de Linguística Aplicada Crítica e aos Estudos Decoloniais, problematiza a produção de materiais didáticos para o ensino de espanhol que promovam o letramento intercultural (DOMINGO, 2011; 2015). Defendemos que os materiais didáticos para o ensino de espanhol em zonas fronteiriças, bem como em regiões onde há contato linguístico e cultural, devem ser suleados (Campos, s/d), decoloniais (WALSH, 2017) e capazes de incluir narrativas críticas e insurgentes. Na primeira parte do artigo, refletimos sobre a experiência de produzir materiais culturalmente sensíveis aos sujeitos e aptos a promover o letramento intercultural. Posteriormente, analisamos uma unidade didática afro referenciada elaborada no âmbito do Projeto de Pesquisa Elaboração de material didático para o ensino de espanhol em regiões fronteiriças. O estudo finaliza sugerindo pautas para o desenvolvimento de materiais didáticos em perspectiva decolonial.

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Publicado
2025-04-11
Como Citar
Contreira Domingo, L., Cardozo Gomes da Silva, R., & Bretanha, S. (2025). Cartografias de re-existência: Produção de materiais didáticos em perspectiva decolonial. Revista Linguagem & Ensino, 25(2). Recuperado de https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/rle/article/view/28822