A dialética dentro e além da sala de aula: um breve estudo do pensamento dialético em Wallon, Vygotsky e Gramsci

Rejane de Souza Fontes

Resumo


Este artigo pretende discutir a questão da educação de traços dialéticos desde a Antigüidade até os nossos dias e suas práticas subjetivas dentro e além da sala de aula. A presente discussão baseia-se nas teorias de Henry Wallon, Lev Vygotsky e Antonio Gramsci para a construção de uma educação voltada para a compreensão e transformação da realidade em nosso país.

Palavras-chave: filosofia; dialética; subjetividade; educação


The dialectic in and beyond classroom: a brief study of the dialectical thinking in Wallon, Vygotsky and Gramsci

Abstract

This article intends to discuss the question about the dialectical education since ancient times to nowadays and its subjective practices in and beyond classroom. This discussion is based in Wallon, Vygotsky and Gramsci’s theories to the building of an education for the understanding and transformation of our country’s reality.

 

Key-words: philosophy; dialectic; subjectivity; education




DOI: https://doi.org/10.15210/caduc.v0i19.1443