Desvelando erros em busca de uma transição paradigmática: da simplificação à complexidade

Regina Calderipe Costa

Resumo


Este trabalho apresenta reflexões sobre a problemática do erro e faz parte de um estudo mais amplo que tem como objetivo analisar e contextualizar concepções sobre erros e obstáculos de professores e alunos de Cursos de Licenciatura em Física. Meu ponto de partida fundamenta-se, essencialmente, na epistemologia de Bachelard. A necessidade de um aprofundamento maior da complexa teia de relações entre as diversas epistemologias que permeiam o fazer do professor em uma sala de aula, assim como a tentativa de uma reorganização de meus conhecimentos, levam-me a incluir aspectos-chave do Paradigma da Complexidade de Morin, elementos indispensáveis para uma reorganização do pensamento. 

Palavras-chave: erro; epistemologia; ensino de Física.


Unveiling mistakes in search of a paradigmatic transition: from simplification to complexity

Abstract

This paper presents some reflections about the error problematic, being a part of a broader study whose aim is to analyze and contextualize conceptions about errors and obstacles of professors and students in undergraduate Physics courses. My starting line is essentially based on Bachelard’s epistemology. The need for a greater depth into the complex relationship network among the several epistemologies pervading the doing of a professor in a classroom, as well as a tentative to reorganize my own knowledge, lead me to include key issues of Morin’s Complexity Paradigm, as indispensable elements for a reorganization of thought.

Key-words: error; epistemology; the teaching of Physics.




DOI: https://doi.org/10.15210/caduc.v0i19.1445