Saberes e fontes de aprendizagens de professoras consideradas bem-sucedidas

  • Ana Paula Gestoso de Souza
  • Lilian Maria de Medeiros
  • Reginaldo Fernando Carneiro
  • Regina Maria Simões Puccinelli Tancredi

Resumo

A pesquisa teve como objetivo identificar e analisar a aprendizagem profissional de professoras bem-sucedidas, considerando seus saberes e suas fontes de aprendizagens. Para isso, realizamos uma conversa coletiva com um grupo de quinze professoras que participavam de um curso de formação contínua, a fim de elaborar um perfil de professor bem-sucedido sob a ótica dos pares e concretizar a escolha de duas professoras consideradas bem-sucedidas. Posteriormente, realizamos uma entrevista conjunta semiestruturada com essas duas professoras. A análise dos dados evidenciou que vários fatores influenciam o trabalho do professor bem-sucedido, dentre eles: os cursos de formação inicial e continuada; o trabalho em equipe; a fé/religiosidade; o suporte familiar; a ética; o reconhecimento da profissão docente pela família dos alunos e dos pares; o respeito pelo aluno; e a autovalorização. Palavras-chave: professores bem-sucedidos; desenvolvimento profissional; formação docente. Knowledge and learning sources of teachers considered successfulAbstractThe aim of this research was to identify and analyze the professional learning of successful teachers considering their knowledge and learning sources. To perform that a collective conversation which a fifteen teachers that ones participate of a continuous formation course was realized, aiming to prepare a profile of a successful teacher under the pairs optic and promote the choice of two teachers considered successful. After that a semi structured interview with these two teachers was performed. The analyzed data highlight the several factors which ones has influence on the work of successful teacher, among them: the initial and continuous formation courses; the team work; the faith/religiousness; the family support; the ethics; the knowledge of the teaching profession by the students family and the pairs; the students respect and the self appreciation. Key-words: success teachers; teachers’ professional development; teacher education.
Como Citar
Souza, A. P. G. de, Medeiros, L. M. de, Carneiro, R. F., & Tancredi, R. M. S. P. (1). Saberes e fontes de aprendizagens de professoras consideradas bem-sucedidas. Cadernos De Educação, (34). https://doi.org/10.15210/caduc.v0i34.1643
Seção
Tema em Destaque