Os cursos de Ciências Sociais e Sociologia no Brasil: história e configurações

  • Cristiano das Neves Bodart Universidade Federal de Alagoas
  • Caio dos Santos Tavares Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
Palavras-chave: Ciências Sociais, História, Formação.

Resumo

Este artigo examina a ampliação dos cursos de Ciências Sociais e Sociologia, no Brasil, considerando: i) as mudanças legislativas; ii) os programas de governo de incentivo às licenciaturas; e iii) a ausência da obrigatoriedade da Sociologia Escolar no currículo nacional (até 2008) e sua reintrodução no ensino médio (após 2009). As bases de dados utilizadas foram extraídas do site e-MEC. Foram identificados, a partir das configurações dos cursos ofertados, três momentos distintos: um marcado pelo foco na formação de quadros técnicos, outro em pesquisadores e um terceiro voltado, prioritariamente, para a formação de professores. A partir de uma combinação de fatores, tais como os recentes incentivos estatais à formação de professores e a reintrodução da disciplina no ensino médio brasileiro, os cursos de licenciatura em Ciências Sociais e em Sociologia vêm se expandindo e superando o número de cursos de bacharelado em Ciências Sociais, no Brasil, dando novos contornos à história dos cursos.

Biografia do Autor

Cristiano das Neves Bodart, Universidade Federal de Alagoas
Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP). Professor do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e docente do Centro de Educação dessa mesma instituição. Vice-presidente da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais (ABECS).
Publicado
2021-01-26
Como Citar
Bodart, C. das N., & Tavares, C. dos S. (2021). Os cursos de Ciências Sociais e Sociologia no Brasil: história e configurações. Cadernos De Educação, (64). https://doi.org/10.15210/caduc.v0i64.17540
Seção
Artigos