A gênese das Teorias Críticas do Currículo no contexto educacional brasileiro

  • Júlio César Apolinário Maia Universidade Federal de Jataí
  • Eulália Gonçalves Souza Oliveira Universidade Federal de Jataí
  • Michele Silva Sacardo Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí
Palavras-chave: Teorias Críticas do Currículo, histórica do currículo, história da educação brasileira

Resumo

O presente texto, cuja tipologia por delineamento assume caráter bibliográfico, tem por objetivo demarcar a emergência das Teorias Críticas do Currículo em solo brasileiro. Para tanto, adota, como ponto de partida, a criação dos programas de pós-graduação durante o Regime Militar, ocasião em que o caráter tecnicista, aliado aos campos educacional e curricular, abrandado pelas próprias cobiças da Ditadura Militar, sofre constantes retaliações. Aprofunda-se, durante a segunda seção, o direcionamento dado às críticas sobre o papel do currículo, em função da necessidade de sua articulação às relações políticas, econômicas e socioculturais, durante os primórdios da Nova República. A terceira seção aponta o florescimento das teorizações críticas acerca do currículo ainda sob a conjuntura da Nova República. O esforço de síntese evidencia como o currículo, no ínterim da década de 1980, consubstanciava tanto interesses de grupos conservadores, quanto de grupos progressistas, refletindo assim o embate travado entre ambos.

Biografia do Autor

Júlio César Apolinário Maia, Universidade Federal de Jataí
Mestrado (em andamento) em Educação pela Universidade Federal de Jataí (UFJ). Licenciatura em Educação Física pela Universidade Estadual de Goiás (UEG-ESEFFEGO).
Eulália Gonçalves Souza Oliveira, Universidade Federal de Jataí
Mestrado (em andamento) em Educação pela Universidade Federal de Jataí (UFJ). Licenciatura em Pedagogia pelas Faculdades Unidas do Vale do Araguaia (UNIVAR). Professora Formadora do Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica (CEFAPRO – BG) da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso.
Michele Silva Sacardo, Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí
Doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Docente nos cursos de Educação Física e no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Jataí (UFJ).
Publicado
2021-01-26
Como Citar
Maia, J. C. A., Oliveira, E. G. S., & Sacardo, M. S. (2021). A gênese das Teorias Críticas do Currículo no contexto educacional brasileiro. Cadernos De Educação, (64). https://doi.org/10.15210/caduc.v0i64.17672
Seção
Artigos