Pressupostos filosóficos da formação e da prática do educador

Antônio Joaquim Severino

Resumo


A partir da concepção da educação como prática mediadora das práticas históricas mediante as quais os homens constroem sua existência pessoal e social, o artigo desenvolve uma reflexão sobre os pressupostos filosóficos da formação e da atuação prática do professor. Defende a idéia de que só será assegurada qualidade a sua prática se, ao longo de sua formação, lhe for garantido pelas mediações pedagógicas e curriculares, um complexo articulado de elementos formativos, produzidos pelo cultivo da subjetividade e que traduzam competência epistêmica técnica e científica, criatividade estética, sensibilidade ética e criticidade política. Argumenta que esta exigência postula a apropriação subjetiva de uma intencionalidade que dê significado a suas relações com o mundo da objetividade histórica, processo que encontra sua referência básica nos subsídios fornecidos pela filosofia.
Palavras-chave: formação de professor, projeto educacional, intencionalidade.

Philosophical Tenets in Teacher Education and Practice

Abstract
This paper develops a reflection on the philosophical tenets in teacher education and practice based on the conception of education as a mediating practice of historical practices which allow humans to construct their personal and social existence. I defend that quality will only be assured to a teacher's practice if pedagogical and curriculum mediations guarantee that s/he acquires an articulated set of education elements - produced by the reinforcement of subjectivity - which should lead to epistemological, technical, and scientific competence, aesthetic creativity, ethical sensitivity, and political criticism. I assert that this requirement asks for the subjective appropriation of intentionality that gives meaning to a teacher's relations with the world of historical objectivity, a process whose basic reference lies in the support provided by Philosophy.


Key-words: teacher education, educational project, intentionality.




DOI: https://doi.org/10.15210/caduc.v0i27.1806