Exame Nacional do Ensino Médio: análise dos usos e objetivos do exame
Palavras-chave:
ENEM, Ensino Superior, política educacional
Resumo
Com base em resultados de pesquisa voltada à análise dos usos e objetivos do Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM), este artigo discute o papel desse Exame no âmbito do Sistema Nacional de Avaliação, seus possíveis impactos sociais e seu uso como instrumento de acesso ao Ensino Superior.Para tanto, analisou bibliografia e documentos oficiais e realizou entrevistas sobre o ENEM. Dentre os resultados, destacam-se as contradições relacionadas ao uso da nota do Exame, principalmente, no que toca ao acesso ao Ensino Superior, colocando em questão se o ENEM, de fato, favorece a democratização de vagas em universidade públicas federais, historicamente muito concorridas.
Publicado
2020-10-20
Como Citar
Souza, D. L. de, & Minhoto, M. A. P. (2020). Exame Nacional do Ensino Médio: análise dos usos e objetivos do exame. Cadernos De Educação, (63). https://doi.org/10.15210/caduc.v0i63.18240
Edição
Seção
Artigos