Exame Nacional do Ensino Médio: análise dos usos e objetivos do exame

  • Deise Lopes de Souza Universidade Federal de São Paulo
  • Maria Angélica Pedra Minhoto Universidade Federal de São Paulo/ Professor Associado
Palavras-chave: ENEM, Ensino Superior, política educacional

Resumo

Com base em resultados de pesquisa voltada à análise dos usos e objetivos do Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM), este artigo discute o papel desse Exame no âmbito do Sistema Nacional de Avaliação, seus possíveis impactos sociais e seu uso como instrumento de acesso ao Ensino Superior.Para tanto, analisou bibliografia e documentos oficiais e realizou entrevistas sobre o ENEM. Dentre os resultados, destacam-se as contradições relacionadas ao uso da nota do Exame, principalmente, no que toca ao acesso ao Ensino Superior, colocando em questão se o ENEM, de fato, favorece a democratização de vagas em universidade públicas federais, historicamente muito concorridas.

Biografia do Autor

Deise Lopes de Souza, Universidade Federal de São Paulo
Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de São Paulo, possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de São Paulo (2014) e mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Paulo (2018). Atualmente é professora da Prefeitura Municipal de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino médio, enem, política educacional, avaliação externa e produção acadêmica.
Maria Angélica Pedra Minhoto, Universidade Federal de São Paulo/ Professor Associado
possui graduação em Pedagogia (1987) e Economia (1990) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e mestrado (2003) e doutorado (2007) em Educação: História, Política, Sociedade, pela mesma instituição. Atualmente é professora do Departamento de Educação da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e no curso de Pedagogia do Campus Guarulhos. Foi Pró-Reitora de Graduação da UNIFESP (2013-2017).Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Avaliação de Sistemas e Instituições Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: política educacional e sistema nacional de avaliação.
Publicado
2020-10-20
Como Citar
Souza, D. L. de, & Minhoto, M. A. P. (2020). Exame Nacional do Ensino Médio: análise dos usos e objetivos do exame. Cadernos De Educação, (63). https://doi.org/10.15210/caduc.v0i63.18240
Seção
Artigos