O coordenador pedagógico e sua ação como formador de professores: sua identidade, competências e expectativas

  • Renata Barrichelo Cunha
  • Guilherme do Val Toledo Prado

Resumo

A formação centrada na escola vem sendo valorizada por oportunizar a reflexão do professor, que revê coletivamente seu trabalho e, na busca de fundamentação teórico-prática, desenvolve-se pessoal e profissionalmente. Essa formação que, acontece nos horários de trabalho docente coletivo, solicita um mediador: o coordenador pedagógico. A pesquisa de doutoramento em desenvolvimento aponta uma estranheza dos coordenadores com respeito a essa função e destaca um conflito decorrente das relações assimétricas entre coordenadores e professores, que pode ser justificada, em parte, pelo histórico da função de coordenação implantada no esteio da supervisão. As análises parciais da pesquisa destacam a importância de se pensar a reciprocidade na formação entre professores e coordenadores, na medida em que as competências que os diferenciam são, necessariamente, complementares e desenvolvidas colaborativamente na escola. Palavras-chave: formação de professores, educação continuada, coordenação pedagógica. The pedagogical coordinator and his/her role as a teachers' educator: his/her identity, competences, and expectations Abstract School-centered education has been valued as an opportunity for teacher's reflection: s/he can re-view his/her work collectively and develop personally and professionally in his/her search for theoretical-practical bases. This educational process, which happens during work hours, demands a mediator: the pedagogical coordinator. This paper, based on an ongoing research for a Ph.D. dissertation, shows that pedagogical coordinators feel unfamiliar in this position; it also highlights a conflict that arises in the asymmetric relations among coordinators and teachers. It can be partly justified by the fact that, historically speaking, pedagogical coordinators were seen as supervisors. The partial analysis carried out so far points out the need to think about reciprocity in teacher and coordinator education since the competences that differentiate them are complementary and collaboratively developed in school. Key-words: teacher education, continuing education, pedagogical coordination.
Publicado
2012-12-19
Como Citar
Cunha, R. B., & Prado, G. do V. T. (2012). O coordenador pedagógico e sua ação como formador de professores: sua identidade, competências e expectativas. Cadernos De Educação, (26). https://doi.org/10.15210/caduc.v0i26.1827
Seção
Artigos