Ioga como possibilidade de desenvolvimento pessoal na formação continuada de professoras da Educação Infantil

  • Maria Lúcia Nejm de Carvalho UFPEL
  • Fernanda Rossi
Palavras-chave: formação continuada, professoras da Educação Infantil, ioga.

Resumo

Objetiva-se analisar as percepções de 15 professoras da Educação Infantil, participantes de um programa de formação continuada com 12 práticas de ioga, voltadas a produzir melhoras nos aspectos físicos, psicológicos, atitudinais e relacionais. Trata-se de estudo qualitativo fundamentado na pesquisa-ação. Os dados foram coletados por questionário, grupo focal e diário de campo. Conclui-se que a ioga pode ser uma das estratégias a ser utilizada no contexto da formação continuada, por ser uma experiência potente no sentido de despertar as professoras e professores para a descoberta e o desenvolvimento dos seus próprios corpos e a construção de novos saberes em torno de si, incidindo no desenvolvimento pessoal na docência.

Publicado
2020-07-13
Como Citar
Carvalho, M. L. N. de, & Rossi, F. (2020). Ioga como possibilidade de desenvolvimento pessoal na formação continuada de professoras da Educação Infantil. Cadernos De Educação, (62). Recuperado de https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/19151
Seção
Artigos

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