Evolução e mudanças nos conceitos de alfabetização e letramento em professoras participantes do PNAIC

Carmen Regina Gonçalves Ferreira, Marta Nörnberg

Resumo


Este artigo discute a evolução e a mudança dos conceitos de alfabetização e letramento em textos elaborados por professoras que participaram do programa de formação continuada Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). O artigo resulta da análise de conteúdo de 80 textos escritos por 23 professoras. Os resultados mostram que os entendimentos sobre os dois conceitos, inicialmente vagos, abrangentes e imprecisos, sofreram mudanças, ao longo do processo formativo. O artigo conclui que na formação continuada as práticas de escrita, leitura e reflexão coletiva favorecem o desenvolvimento profissional, pois oportunizam condições e tempo para que as docentes possam problematizar e sistematizar conhecimentos, ampliando sua capacidade de posicionamento e elaboração conceitual.

Palavras-chave


: desenvolvimento profissional; alfabetização; reflexão; PNAIC.

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DOI: https://doi.org/10.15210/caduc.v0i64.20524