Ser professor em Portugal: escolha profissional, formação e expectativas de futuros professores

  • Jackeline Alencar Andrade Universidade Federal do Ceará
  • Inês Nascimento Universidade do Porto
Palavras-chave: formação de professores, escolha profissional, competências docentes.

Resumo

A pesquisa consiste em estudo qualitativo com estudantes em formação inicial para a docência em Portugal e explora os motivos que levam os jovens a escolherem a profissão, assim como busca perceber o lugar que esta ocupará em suas trajetórias de vida. Utilizou-se um questionário aberto, aplicado a 54 estudantes do 2.º ciclo de formação docente em uma Escola Superior de Educação portuguesa; adotou-se a análise de conteúdo para tratamento das respostas, segundo o critério de frequência. Identificaram-se duas principais categorias temáticas: de ordem profissional e de ordem pessoal. Concluiu-se, que as estudantes compreendem que a formação inicial aproxima-se das exigências legais, mas, ao mesmo tempo, se configura como a apresentação de um projeto para a vida, quando confrontadas com as expectativas sociais e as dificuldades inerentes à realidade da carreira em Portugal. 
Publicado
2021-02-13
Como Citar
Andrade, J. A., & Nascimento, I. (2021). Ser professor em Portugal: escolha profissional, formação e expectativas de futuros professores. Cadernos De Educação, (64). https://doi.org/10.15210/caduc.v0i64.20643
Seção
Artigos