Saberes profissionais e formação inicial de professores, em Angola

Augusto Chipalanga M. Cavalo, Fátima Pereira

Resumo


A importância de reflexão e compreensão sobre a formação inicial de professores e sobre a mobilização dos saberes profissionais docentes tem-se relevado um processo complexo, que ocorre ao longo do tempo transitando por várias etapas – desde a formação até a inserção na profissão, acontecendo também durante a carreira. O artigo apresenta um estudo que pretende conhecer os saberes profissionais, na formação inicial de professores do Ensino Primário, em Angola. O estudo desenvolveu-se a partir de uma abordagem metodológica de Estudo de Caso assente no paradigma fenomenológico-interpretativo. Os resultados obtidos permitiram conhecer, identificar e compreender os desafios que os estudantes enfrentam na formação, bem como a importância da profissionalização e das formas de implicação dos saberes profissionais docentes na formação inicial de professores para o Ensino Primário, em contexto de estágio pedagógico, no Ensino Superior.


Palavras-chave


formação inicial de professores; saberes profissionais docentes; práticas educativas; desenvolvimento profissional

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DOI: https://doi.org/10.15210/caduc.v0i64.20654