Saberes profissionais e formação inicial de professores, em Angola

  • Augusto Chipalanga M. Cavalo Escola Superior Pedagógica do Namibe (ESPdN)
  • Fátima Pereira Faculdade de Psicologia e de Ciência da Educação (FPCEUP)
Palavras-chave: formação inicial de professores, saberes profissionais docentes, práticas educativas, desenvolvimento profissional

Resumo

A importância de reflexão e compreensão sobre a formação inicial de professores e sobre a mobilização dos saberes profissionais docentes tem-se relevado um processo complexo, que ocorre ao longo do tempo transitando por várias etapas – desde a formação até a inserção na profissão, acontecendo também durante a carreira. O artigo apresenta um estudo que pretende conhecer os saberes profissionais, na formação inicial de professores do Ensino Primário, em Angola. O estudo desenvolveu-se a partir de uma abordagem metodológica de Estudo de Caso assente no paradigma fenomenológico-interpretativo. Os resultados obtidos permitiram conhecer, identificar e compreender os desafios que os estudantes enfrentam na formação, bem como a importância da profissionalização e das formas de implicação dos saberes profissionais docentes na formação inicial de professores para o Ensino Primário, em contexto de estágio pedagógico, no Ensino Superior.
Publicado
2021-02-17
Como Citar
Cavalo, A. C. M., & Pereira, F. (2021). Saberes profissionais e formação inicial de professores, em Angola. Cadernos De Educação, (64). https://doi.org/10.15210/caduc.v0i64.20654
Seção
Artigos