Desenvolvimento e aprendizagem como diálogo com o futuro

Berndt Fischtner

Resumo


O presente artigo trata do contexto teórico dentro do qual Gadamer faz a leitura crítica da tradição moderna e mostra implicações dessa crítica com relação à linguagem, à concepção de conhecimento e de ciência, na perspectiva da “virada linguístico-pragmática” da filosofia, como base para superar o cientificismo das ciências humanas e da educação. Em seguida, apresenta a Hermenêutica Filosófica como uma possibilidade metodológica aplicável às teorizações e às práticas na área de educação.
Palavras-Chave: Hermenêutica Filosófica, linguagem, experiência, pesquisa em educação.
Abstract:The current article talks about the theoretical context in which Gadamer makes a critical reading in the modern tradition and it also shows the implication of this critique in relation to the language, knowledge and science conception in perspective to the pragmatic, linguistic turning of philosophy as the basis to overcome the of the human sciences and education. It then presents the philosophical hermeneutics as a methodological possibility applicable to the theories and to the educational area practice.
Key-words: Philosophical Hermeneutics, language, experience, research in education.

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DOI: https://doi.org/10.15210/caduc.v0i40.2102