Diálogos pertinentes na formação inicial e continuada de professores e gestores escolares. A concepção do Programa de Residência Pedagógica na UNIFESP

  • Celia Maria Benedicto Giglio Universidade Federal de Pelotas
  • Rosario Silvana Genta Lugli

Resumo

Este artigo trata da experiência desenvolvida na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) a partir da concepção do Programa de Residência Pedagógica (PRP) no Curso de Pedagogia. A base teórica dessa proposição inicial teve inspiração na Pedagogia da Alternância, produzindo uma metodologia para a formação prática em estreito vínculo com as escolas públicas de educação básica do Município de Guarulhos (São Paulo, Brasil). Essa metodologia confronta questões que envolvem as instituições formadoras –  universidade e escolas - em diversos aspectos. Finaliza discutindo o caráter sistêmico presente na dimensão da formação inicial prática de professores, e a imprescindível gestão estratégica dessa formação, acenando para uma desejável vinculação entre a formação inicial e continuada de professores e gestores.
Como Citar
Giglio, C. M. B., & Lugli, R. S. G. (1). Diálogos pertinentes na formação inicial e continuada de professores e gestores escolares. A concepção do Programa de Residência Pedagógica na UNIFESP. Cadernos De Educação, (46), 62 - 82. Recuperado de https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/4173
Seção
Artigos

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