ANÁLISE DO DISCURSO AVALIATIVO DO PROINFANTIL: ESTRATÉGIAS DE GOVERNAMENTO IMPLICADAS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL

  • RODRIGO SABALLA DE CARVALHO

Resumo

O artigo analisa as estratégias de governamento presentes nos discursos das questões avaliativas dos cadernos de aprendizagem do Programa de Formação Inicial para Professores em Exercício na Educação Infantil (ProInfantil). Trata-se de um curso em nível de Ensino Médio, a distância, do Ministério da Educação (MEC), que objetiva a formação de professores que atuam na Educação Infantil e não possuem titulação. O material analítico é constituído por questões avaliativas, e a metodologia utilizada é a análise do discurso foucaultiana. A partir desse estudo, conclui-se que a avaliação do curso opera por meio de estratégias de governamento que objetivam guiar a conduta dos cursistas para que estes se tornem professores práticos reflexivos.
Publicado
2015-07-30
Como Citar
DE CARVALHO, R. S. (2015). ANÁLISE DO DISCURSO AVALIATIVO DO PROINFANTIL: ESTRATÉGIAS DE GOVERNAMENTO IMPLICADAS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL. Cadernos De Educação, (50), 01-13. https://doi.org/10.15210/caduc.v0i50.5826
Seção
Artigos