A pesquisa escolar a partir da sala de aula: Conceitos, atitudes e procedimentos

  • Cintia Kath Blank Prefeitura Municipal do Rio Grande. Secretaria de Educação - SMEd.
  • João Alberto da Silva Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Resumo

Este trabalho objetiva compreender a atividade da pesquisa escolar a partir da perspectiva do letramento informacional. Participaram deste estudo sete docentes dos anos iniciais de duas escolas de ensino fundamental da cidade do Rio Grande/RS, integrantes do Programa Observatório Nacional da Educação – CAPES. A abordagem metodológica foi norteada pela Investigação-ação escolar, incluindo técnicas de Grupo focal, Planejamento cooperativo, observação nas escolas e Análise de Conteúdo. Compreende-se que as pesquisas desenvolvidas pelos estudantes possuem como foco as temáticas ligadas ao cotidiano; a divulgação de resultados é frequente e a principal dificuldade é a cultura escolar de reprodução de modelos prontos. Os dados analisados apontam que basicamente são praticadas buscas e não propriamente pesquisas, assim, embora as intenções das docentes sejam condizentes com uma visão construtivista, na prática este fato não se concretiza.

Biografia do Autor

Cintia Kath Blank, Prefeitura Municipal do Rio Grande. Secretaria de Educação - SMEd.
Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande (2010), especialização em Metodologias e Gestão para a Educação a Distância pela Faculdade Anhanguera de Pelotas (2012), mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande (PPGEDU-FURG) e cursa Formação Pedagógica para a Educação Profissional (IFSUL - Rio Grande) . Atualmente é bibliotecária da Prefeitura Municipal do Rio Grande/RS.
João Alberto da Silva, Universidade Federal do Rio Grande - FURG
Professor Adjunto na Universidade Federal do Rio Grande junto aos cursos de Licenciatura e nos Programas de Pós-Graduação em Educação e Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde. Líder do Núcleo de Estudos em Epistemologia e Educação em Ciências (CNPq/FURG) e do GEEMAI- Grupo de Estudos em Educação Matemática nos anos iniciais (CNPq/FURG/UFPel). Gerencia Convênios de Cooperação Internacional do Brasil com Moçambique e com o Cabo Verde para formação de professores em Ciências e Matemática. É Consultor do MEC/INEP para avaliação de cursos graduação (SINAES) e para elaboração de itens para a Prova Brasil de Matemática (SAEB), Prova Nacional de Acesso à Carreira Docente e Avaliação Nacional da Alfabetização. Coordena o GT de Educação Matemática da AnpedSul 2016.
Publicado
2017-07-25
Como Citar
Blank, C. K., & Silva, J. A. da. (2017). A pesquisa escolar a partir da sala de aula: Conceitos, atitudes e procedimentos. Cadernos De Educação, (56). https://doi.org/10.15210/caduc.v0i56.7755
Seção
Artigos