Pesquisa on-line nos anos iniciais: convite ao plágio?

  • Maria de Fátima Teixeira Barreto Universidade Federal de Goiás - UFG
  • Keila Matida de Melo Universidade Federal de Goiás - UFG
  • Beatriz Pita Stival Universidade Federal de Goiás - UFG
Palavras-chave: Plágio, Pesquisa escolar, Gêneros discursivos.

Resumo

  Este trabalho se insere no contexto das discussões acerca do uso da internet no meio educacional. Traz como questão: o encaminhamento para a pesquisa na internet, nos anos iniciais do ensino fundamental, é um convite ao plágio? Haveria modos de se trabalhar, nos anos iniciais de escolarização, sem que o plágio se tornasse algo natural? O plágio tornou-se uma preocupação no meio acadêmico, principalmente com o acesso às tecnologias digitais e às facilidades apresentadas pelos aparatos tecnológicos. Nosso estudo possui um enfoque investigativo e incide sobre concepções de plágio de alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental e se desenvolve a partir de questionário acerca das orientações que os alunos recebem quando lhes é solicitada uma pesquisa on-line. Os dados indicam pouca orientação para a pesquisa e principalmente apontam a necessidade de mudança na apresentação do investigado pelo aluno. Como contribuição, apresentamos indicação metodológica para a pesquisa na internet, tendo como caminho o questionamento, a busca orientada, a reflexão e a exposição do investigado por meio de gêneros discursivos, como curtas, adivinhas, verbetes, glossário, frases, entrevistas, cartas ao leitor, dentre outros. Por meio dos gêneros, o aluno irá recriar o texto lido, ou promover recortes, retirando elementos essenciais da informação, sem desconsiderar as normas de citações de autores, como aspas e referências de fala de outrem.

Biografia do Autor

Maria de Fátima Teixeira Barreto, Universidade Federal de Goiás - UFG
Professora na Faculdade de Educação da UFG, com pesquisas envolvendo a inserção de tecnologias na sala de aula. .
Keila Matida de Melo, Universidade Federal de Goiás - UFG
Professora na Faculdade de Educação da UFG, com pesquisas envolvendo a temática gêneros textuais e letramento.
Beatriz Pita Stival, Universidade Federal de Goiás - UFG
Graduada em Pedagogia, com iniiação à pesquisa e docência pela capes/cnpq, professora na rede particular de Ensino de Goiânia, pesquisadora do tema Internete na Escola.
Publicado
2019-03-12
Como Citar
de Fátima Teixeira Barreto, M., Matida de Melo, K., & Pita Stival, B. (2019). Pesquisa on-line nos anos iniciais: convite ao plágio?. Revista Linguagem & Ensino, 19(2), 33-60. https://doi.org/10.15210/rle.v19i2.15256