O Horizonte Temático-Axiológico do Gênero Perfil no AVEA: uma análise das escritas sobre si na aula virtual

  • Nívea Rohling Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Resumo

Este artigo apresenta uma análise de enunciados do gênero perfil, postados no Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA) de um curso de Licenciatura Letras-Português-EaD de uma universidade pública federal do sul do Brasil. A fundamentação teórico-metodológica insere-se na Análise Dialógica do Discurso, do Círculo de Bakhtin. Os dados da pesquisa compõem-se de 61 enunciados postados no ambiente virtual de ensino e aprendizagem (2008/1). No texto perfil, os licenciandos constroem uma imagem de si a seus interlocutores a partir de uma relação de alteridade e de excedentede visão.

Biografia do Autor

Nívea Rohling, Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Graduadaem Letras pela Universidade da Região de Joinville; Mestre e Doutora emLinguística pela Universidade Federal de Santa Catarina; Docente doDepartamento Acadêmico de Comunicação e Expressão da UTFPR/CâmpusCuritiba.
Publicado
2019-03-13
Como Citar
Rohling, N. (2019). O Horizonte Temático-Axiológico do Gênero Perfil no AVEA: uma análise das escritas sobre si na aula virtual. Revista Linguagem & Ensino, 16(2), 435-462. https://doi.org/10.15210/rle.v16i2.15455