A inscrição do discurso do esquizofrênico no discurso religioso

  • Patrícia Laubino Borba Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Palavras-chave: referência, Análise do Discurso, discurso esquizofrênico

Resumo

O estudo investiga o estabelecimento de referência no discurso do esquizofrênico na perspectiva da Análise do Discurso de Michel Pêcheux. Para tanto, nos apoiamos em uma entrevista em que o paciente se inscreve no discurso da igreja pentecostal e estabelecereferências a referentes pré-construídos nesse discurso. Para analisarmos o funcionamento da referência realizada pelo paciente, estudamos primeiramente como os fiéis nãoesquizofrênicos dessa igreja referenciam esse discurso, para podermos comparar os dois funcionamentos. Nossas conclusões a respeito dessa análise são que, apesar de haver estabelecimento de referência no discurso do esquizofrênico e essa ser submetida ao interdiscurso, há nesse discurso um efeito de imposição, ao invés de adesão, como ocorrenos discursos dos não-esquizofrênicos.

Biografia do Autor

Patrícia Laubino Borba, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
É doutoranda do programa de pós-graduação do instituto de Letras da UFRGS e bolsista CAPES, tendo como projeto, “A escrita na Doença Mental”. A dissertação de mestrado, “O funcionamento da referência na perspectiva da Análise do Discurso: um estudo sobre o discurso do esquizofrênico”, teve orientação de Freda Indursky. Desses estudos, resultaram os seguintes trabalhos: “O efeito de familiaridade no discurso do esquizofrênico” publicado em Práticas discursivas e identitárias: sujeito e língua (2008); “Um outro olhar sobre os mecanismos de referência no discurso do esquizofrênico”, que será publicado nos Cadernos de Letras UFF; “A questão da exclusão da psicose: o lugar social do psicótico forjado pela psiquiatria” (III Seminário de pesquisa em Análise do Discurso, Uberlândia 2008).
Publicado
2019-03-15
Como Citar
Borba, P. L. (2019). A inscrição do discurso do esquizofrênico no discurso religioso. Revista Linguagem & Ensino, 11(2), 393-417. https://doi.org/10.15210/rle.v11i2.15689