A Construção do sistema consonantal por crianças falantes nativas de espanhol

  • Bruna Ribeiro Viraqué Universidade Federal de Pelotas - UFPel https://orcid.org/0000-0001-8702-1370
  • Carmen Lúcia Barreto Matzenauer Universidade Federal de Pelotas - UFPel
Palavras-chave: Aquisição fonológica, Traços distintivos, Sistema consonantal do espanhol.

Resumo

O foco deste artigo está na descrição e análise da progressiva aquisição fonológica de contrastes entre as consonantes por crianças falantes nativas do espanhol. O corpus do estudo foi constituído pelos dados de 4 crianças, da cidade de Aceguá-Uruguai, acompanhadas por seis meses, na faixa etária de 1:6 a 2:1. A descrição e a análise dos resultados tiveram o suporte do modelo teórico de Princípios Fonológicos baseados em Traços, de Clements ([2005] 2009), por meio do Modelo Padrão de Aquisição de Contrastes (PAC), proposto por Lazzarotto-Volcão (2009). A aquisição fonológica por crianças uruguaias mostrou-se muito semelhante à das crianças brasileiras, apresentando-se aquelas, entretanto, mais precoces na emergência do contraste determinado pelo traço [±anterior] na classe das fricativas. O estudo revelou tendências gerais na aquisição fonológica e também propôs um ajuste na estrutura do PAC para dar conta da especificidade do inventário consonantal do espanhol em relação ao sistema do português. 

Biografia do Autor

Bruna Ribeiro Viraqué, Universidade Federal de Pelotas - UFPel
Doutoranda do PPG em Letras da UFPEL
Carmen Lúcia Barreto Matzenauer, Universidade Federal de Pelotas - UFPel
Professora do PPG em Letras da UFPEL

Referências

CÂMARA JR., J. M. Estrutura da língua portuguesa. 23. ed. Petrópolis: Vozes, [1970] 1995.

CHOMSKY, N.; HALLE, M. The Sound Pattern of English. New York: Harper and Row, 1968.

CLEMENTS, G. N. Phonological Feature. In: RAIMY, Eric; CAIRNS, Charles E. Contemporary Views on Architecture and Representations in Phonology: MIT Press, 2009. p. 19-68.

FIKKERT, P. On the Acquisition of Prosodic Structure. Leiden: HI, 1994. https://doi.org/10.1075/avt.11.06fik

HENSEY, F.G. The Sociolinguistics of the Brazilian-Uruguayan Border. The Hague-Paris: Mouton, 1972.

INGRAM, D. First Language Acquisition: Method, Description and Explanation. Cambridge: Cambridge University Press, 1989.

JAKOBSON, R. Child Language, Aphasia and Linguistic Universals. The Hague: Mouton. 1968 [1941]. https://doi.org/10.1515/9783111353562

LAMPRECHT, R. R. (Org.) et al. Aquisição fonológica do Português: perfil de desenvolvimento e subsídios para terapia. Porto Alegre: Artmed Editora, 2004.

LAZZAROTTO-VOLCÃO, C. Modelo padrão de aquisição de contrastes: uma proposta de avaliação e classificação dos Desvios Fonológicos. 2009. 218 f. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade Católica de Pelotas, Pelotas, 2009.

MATZENAUER, C. L. B. A generalização em desvios fonológicos: o caminho pela recorrência de traços. Letras de Hoje, v. 43, p. 27-34, 2008.

McCARTHY, J. J.; PRINCE, A. S. Prosodic Morphology I: constraint interaction and satisfaction. New Brunswick: Rutgers University Center for Cognitive Science, 1993.

PRINCE, A.; SMOLENSKY, P. Optimality theory: Constraint interaction and generative grammar. Report n. RuCCS-TR-2. New Brunswick: Rutgers University Center for Cognitive Science, 1993.

STAMPE, D. A Dissertation on Natural Phonology. 1973. 112 f. Dissertation – University of Chicago, Chicago, 1973.

VIRAQUÉ, B. R. A construção da fonologia por crianças falantes nativas de espanhol. 2014. 175 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Católica de Pelotas, Pelotas, 2014.

YAVAS, M.; MATZENAUER-HERNANDORENA, C. L.; LAMPRECHT, R. R. Avaliação fonológica da criança. Porto Alegre: Artes Médicas, 1991.

Publicado
2022-03-29
Como Citar
Ribeiro Viraqué, B., & Lúcia Barreto Matzenauer, C. (2022). A Construção do sistema consonantal por crianças falantes nativas de espanhol. Revista Linguagem & Ensino, 24(4), 701-723. https://doi.org/10.15210/rle.v24i4.21311