Neste artigo, cujo foco incide sobre aspectos referentes ao processo de aquisição da escrita alfabética e sua relação com a aquisição fonológica, considera-se que fonemas e sílabas estão entre as unidades fundamentais para a explicitação de particularidades da manifestação escrita de uma língua. O estudo centra-se no comportamento de segmentos e sílabas no sistema do português brasileiro (PB), no processo de aquisição da fala e da escrita, estabelecendo relações com modelos teóricos do campo da fonologia. Palavras-chave: aquisição da linguagem oral e escrita- fonologia e ortografiasílaba e segmentoSpeech and writing acquisition: relationship with the Phonology AbstractThis paper, which points out the aspects regarding the acquisition process of alphabetic writing and its relation to phonological acquisition, takes into account that phonemes and syllables are some of the fundamental units that can explain particularities of writing in a language. The study focuses on the behavior of segments and syllables in the Brazilian Portuguese (BP) system in the process of speech and writing acquisition by establishing relations among theoretical models in Phonology.Keywords: speech and writing acquisition - Phonology and Orthography - syllable and segment
Miranda, A. R. M., & Matzenauer, C. L. B. (1). Aquisição da Fala e da Escrita: relações com a Fonologia. Cadernos De Educação, (35). https://doi.org/10.15210/caduc.v0i35.1626
Prorrogado o prazo para envio de sua submissão para o dossiê Educação Infantil: da socialização adultocêntrica às culturas infantis até 30 de setembro de 2023
Estão abertas as submissões de artigos para o dossiê "Juventudes e o Ensino Médio”. O prazo é até o dia 10 de janeiro de 2024 e as submissões devem ser feitas na plataforma da revista Cadernos de Educação.