O direito à Educação e a atual mudança das funções sociais do conhecimento

  • Bernd Fichtner

Resumo

Este artigo discute o direito à educação e a atual mudança nas funções sociais do conhecimento. Problematiza a reivindicação política de “Educação como direito para todos” tomando como base três teses: 1- A forma ahistórica e abstrata como a reivindicação “Educação como direito para todos” acaba por conferir valor normativo e moralizante as lutas políticas atuais; 2- A educação pública é essencial para qualquer sociedade; 3- É preciso criar um espaço não euro-cêntrico para a luta para a educação pública. Aponta a experiência da Escola Cidadã de Porto Alegre como uma alternativa real e concreta onde surgem novas possibilidades na relação entre conhecimento, educação pública e comunidade.Palavras-chave: escola cidadão, educação pública, conhecimento, comunidade.The right to the Education and the current change of the social functions of the knowledgeAbstractThis article discusses the right to the education and the current change in the social functions of the knowledge. Problematizing the political claim of “Education as a right for all” based on these three theories: 1- The abstract and Historical forms as claim “Education as a right for all” turns to ensure the normative and moral values to the political effort; 2- The public education is essential for any society; 3- It’s necessary to create a non Eurocentric space to the effort for the public education. Point out the Porto Alegre Citizen Scholl as a real and solid alternative where new possibilities arising on the relation between the knowledge, public education and community. Key words: citizen school, public education, knowledge, community.
Como Citar
Fichtner, B. (1). O direito à Educação e a atual mudança das funções sociais do conhecimento. Cadernos De Educação, (32). https://doi.org/10.15210/caduc.v0i32.1665
Seção
Artigos