UMA ANÁLISE DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS VOLTADAS PARA ESTUDANTES COM DISLEXIA A PARTIR DE UMA REFLEXÃO CINEMATOGRÁFICA

Palavras-chave: dislexia, afetividade, práticas pedagógicas.

Resumo

Este artigo trata de uma análise do filme “como estrelas na terra toda criança é especial”, a partir de uma reflexão sobre as práticas pedagógicas e o olhar de afetividade do professor voltadas para as crianças com dislexia, relacionando-se com o contexto educacional brasileiro. Apresentamos as práticas pedagógicas que Nikumbh, professor de Ishaan utiliza com o menino, trazendo a relevância de práticas específicas para as crianças com dislexia. Destacamos que a temática dislexia precisa ser amplamente discutida no âmbito educacional, para que comece a existir um olhar mais atento as especificidades desse público.

Biografia do Autor

Mirela Lopes de Castro, UFPE
Mestranda em Educação e Linguagem, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, UFPE. Graduada em pedagogia pelo Centro de Educação, UFPE.
Tícia Cassiany Ferro Cavalcante, UFPE
Professora do Departamento de Psicologia, Inclusão e Educação, Centro de Educação, UFPE. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação, UFPE.
Viviany Andrea Meireles Alves, UFPE
Doutora em Nutrição, Mestre em Psicologia Cognitiva, Professora substituta da UFPE e da UNISÃO MIGUEL.
Publicado
2023-03-14
Como Citar
Castro, M. L. de, Cavalcante, T. C. F., & Alves, V. A. M. (2023). UMA ANÁLISE DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS VOLTADAS PARA ESTUDANTES COM DISLEXIA A PARTIR DE UMA REFLEXÃO CINEMATOGRÁFICA. Cadernos De Educação, (67). Recuperado de https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/22891
Seção
Artigos