UMA ANÁLISE DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS VOLTADAS PARA ESTUDANTES COM DISLEXIA A PARTIR DE UMA REFLEXÃO CINEMATOGRÁFICA
Resumo
Este artigo trata de uma análise do filme “como estrelas na terra toda criança é especial”, a partir de uma reflexão sobre as práticas pedagógicas e o olhar de afetividade do professor voltadas para as crianças com dislexia, relacionando-se com o contexto educacional brasileiro. Apresentamos as práticas pedagógicas que Nikumbh, professor de Ishaan utiliza com o menino, trazendo a relevância de práticas específicas para as crianças com dislexia. Destacamos que a temática dislexia precisa ser amplamente discutida no âmbito educacional, para que comece a existir um olhar mais atento as especificidades desse público.Referências
ALGERI, M. S. Dislexia: uma desordem do aprendizado. Revista de Pós-Graduação
Multidisciplinar, São Paulo, v. 1, n. 3, p. 143-152, nov. 2017/fev. Vol. 10, Nº 22, jul/dez.
, Semestral. ISSN: 1809-6220; 2018.ISSN 2594-4800 | e-ISSN 2594-4797 | doi:10.22287/
rpgm.v1i3.698.
ALVIN, J. L. O papel da escola na orientação profissional: uma análise contemporânea da
dimensão teórica e prática na cidade de Presidente Prudente-SP. Mestrado em Educação.
UNESP, 2011.
AMORIM, E. B. de O. S.; OLIVEIRA, G. F. Dislexia em perspectiva: Contribuições da
psicopedagogia e da Psicologia. Rev. Psic., v. 10(31), supl. 2, 2016.
BATISTA, M. de C.; RODRIGUES, F.; SANTOS, Lícia Maria dos; ARAUJO, Maria José de
Azevedo. Dislexia: uma barreira para o aprendizado da leitura e da escrita. UNITUniversidade de Tiradentes – SE, Trabalho de curso, 2019.
BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto
nacional pela alfabetização na idade certa: planejamento do ensino na perspectiva da
diversidade: educação do campo: unidade 02. Ministério da Educação, Secretaria de
Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Brasília: MEC, SEB, 2012.
BRASIL. Lei n. 14.254 de novembro de 2021. Dispõe sobre o acompanhamento integral
para educandos com dislexia ou Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade
(TDAH) ou outro transtorno de aprendizagem. Ministério dos Direitos Humanos. Brasília:
CAMARGO, E. A. O.; GENIOLE, D. C. M. da S. Neuroeducação, dislexia e dificuldades de
aprendizagem. Revista de Pós-Graduação Multidisciplinar, [S.l.], v. 1, n. 3, p. 143-152, fev.
ISSN 594-4797. Disponível em: <https://www.fics.edu.br/index.php/rpgm/article/
view/698>. Acesso em: 29 out. 2021. Doi: https://doi.org/10.22287/rpgm.v1i3.698.
GARDNER, H.; CHEN J.; MORAN S. Inteligências múltiplas ao redor do mundo. São Paulo:
Artmed, 2010.
GIROTO, C. R. M.; ARAUJO, L. A. de; VITTA, F. C. F. de. Discursivização sobre “doenças do
não aprender” no contexto educacional inclusivo: o que dizem os professores de educação
infantil? Revista Ibero-americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 14, n. esp. 1, p.
-825, 2019. DOI: 10.21723/riaee.v14iesp.1.12208. Disponível em:
periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/12208>. Acesso em: 29 out. 2021.
Cadernos de Educação | Pelotas, n. 67, e016723, 2023 | p. 01-16
Uma análise das práticas pedagógicas voltadas para estudantes com dislexia
a partir de uma reflexão cinematográfica
GUEDES, K. C. Dificuldades de aprendizagem: a dislexia no ensino médio. Anais CONBRALE
– Congresso Brasileiro sobre Letramento e Dificuldades de Aprendizagem. Campina
Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/
visualizar/30286>. Acesso em: 29 out. 2021, 17:58.
MOUSINHO, Renata. Dificuldades de Aprendizagem - compreender para melhor educar:
conhecendo a dislexia. Sinpro-Rio, 2003, p. 28.
LÜBECK, M.; DONDA, R. T. Incluir é Melhor que Integrar: uma concepção da Educação
Etnomatemática e da Educação Inclusiva. Revista Latinoamericana de Etnomatemática
[Internet], 6(2):8-23, 2013. Recuperado de: <https://www.redalyc.org/
articulo.oa?id=274028386002>.
OLIVEIRA, C. B. E. de; MARINHO-ARAÚJO, C. M. A relação família-escola: intersecções e
desafios. Estudos de Psicologia, 27(1), p. 99-108, jan/mar. 2010.
PEREZ, S. C. B. Um estudo das representações de professores no ensino fundamental I de
escolas públicas e privadas sobre dislexia entre os saberes teóricos e os desafios da ação
pedagógica. 117 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de São Paulo
Faculdade em Educação, São Paulo, 2016.
REIS, A. P. A importância do orientador educacional no processo de alfabetização de
alunos disléxicos. Universidade Candido Mendes, AVM Pós-Graduação Lato Sensu, Duque
de Caxias, 2018.
RIBEIRO, F. L. A Criança Disléxica e a Escola. Escola Superior de Educação de Paula
Frassinetti, Pós-Graduação em Educação Especial, Porto, 2008.
SANTANA, J. S. Saberes dos concludentes do curso de pedagogia - UFC (2013.2) sobre
dislexia. 116 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação da
Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2014.
SANTOS, J. F. A afetividade e as relações dos professores e alunos com deficiência:
concepções docentes. Trabalho de Conclusão de Curso. Graduação em Pedagogia.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016.
SHAYWITZ, S. Entendendo a Dislexia: Um novo e Completo Programa para Todos os
Níveis de Leitura. Porto Alegre: Artmed, 2006.
SILVA, R. A; CAVALCANTE, T. C. F. C. Reflexões sobre a construção cinematográfica da
representação docente na última década. Revista Atos de Pesquisa em Educação (no
prelo).
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. 4. ed. São Paulo: Fontes Editora Ltda., 1991.