POR ENTRE DIÁRIOS DE PESQUISA

A TESSITURA DE UM CAMPO PROBLEMÁTICO QUE QUESTIONA OS USOS DOS CONCEITOS DE INDISCIPLINA E DEFICIÊNCIA NO COTIDIANO ESCOLAR

  • Anelice Ribetto UERJ
  • Débora de Souza Santos Madeira Universidade Estadual do Rio de Janeiro
Palavras-chave: deficiência; diário de pesquisa; escuta; indisciplina

Resumo

Este artigo se compõe como um desdobramento de uma pesquisa, que foi desenvolvida coletivamente junto a um grupo de pesquisa no Programa de Pós-Graduação em Educação de uma Universidade Pública. O trabalho se explicita como um exercício do pensamento que propõe o diário de pesquisa como uma força expressiva que pode suscitar a conversa colocando em debate algumas nomeações que são dadas a alguns estudantes, categorizando-os como deficientes e indisciplinados. Trata-se de uma problematização que afirma o gesto da escuta como uma possibilidade de nos questionarmos acerca dos dizeres aprendidos, dos velhos ditados, das palavras acostumadas que fazemos circular.
Publicado
2024-02-15
Como Citar
Ribetto, A., & de Souza Santos Madeira, D. (2024). POR ENTRE DIÁRIOS DE PESQUISA: A TESSITURA DE UM CAMPO PROBLEMÁTICO QUE QUESTIONA OS USOS DOS CONCEITOS DE INDISCIPLINA E DEFICIÊNCIA NO COTIDIANO ESCOLAR. Cadernos De Educação, (67). https://doi.org/10.15210/caduc.vi67.25714
Seção
Dossiê Temático:" Tudo que nóiz tem é nóiz"