TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E A AVALIAÇÃO FORMATIVA

uma interlocução via indicadores de aprendizagem

  • Sabrina Nunes Ribas Universidade Federal do Pampa
  • André Luís Silva da Silva Universidade Federal do Pampa http://orcid.org/0000-0002-8245-9389
  • Mirella Branco da Trindade Universidade Federal do Pampa
Palavras-chave: ensino-aprendizagem; avaliação; cognitivismo.

Resumo

A Teoria da Aprendizagem Significativa concebe a aprendizagem como uma interação processual e intencional, de natureza cognitiva, entre conhecimentos prévios e novas informações. A avaliação formativa é definida como um processo diagnóstico da aprendizagem que acompanha o aluno ao longo de um período. Diante dessas definições, apresenta-se, neste artigo, uma convergência teórica entre aprendizagem e avaliação, alicerçada em Indicadores de Aprendizagem Significativa, adotados como representativos das expectativas em relação ao aprendiz a partir do processo da instrução, em ordens conceituais, procedimentais e/ou atitudinais.

Biografia do Autor

Sabrina Nunes Ribas, Universidade Federal do Pampa
Mestranda em Ensino de Ciências do PPG da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). Docente da Rede Estadual do Estado do Rio Grande do Sul.
André Luís Silva da Silva, Universidade Federal do Pampa
Doutor em Educação em Ciências, Professor do Magistério Superior na Universidade Federal do Pampa (Unipampa).
Mirella Branco da Trindade, Universidade Federal do Pampa
Graduanda em Ciências Exatas – Licenciatura, Universidade Federal do Pampa (Unipampa). Dolsista de Iniciação Científica do CNPq.

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Publicado
2024-09-10
Como Citar
Nunes Ribas, S., Silva da Silva, A. L., & Branco da Trindade, M. (2024). TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E A AVALIAÇÃO FORMATIVA: uma interlocução via indicadores de aprendizagem. Cadernos De Educação, (68). Recuperado de https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/26087
Seção
Artigos