A aprendizagem da pontuação por alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental: uma análise a partir da produção de diferentes gêneros textuais
Resumo
Este estudo teve como objetivo analisar, em uma perspectiva exploratória, a aprendizagem da pontuação em gêneros textuais diferentes. Participaram da pesquisa alunos de 5º ano do Ensino Fundamental (antiga 4ª série) de uma escola da rede pública municipal de Recife. Os dados foram coletados por meio de três atividades de produção de textos, nas quais os alunos foram solicitados a escrever uma carta de reclamação, uma fábula e uma notícia. Os resultados demonstraram que, de modo geral, os sinais de pontuação empregados pelos alunos estavam relacionados às características dos gêneros textuais produzidos.Palavras-chave: pontuação; gêneros textuais; produção de textos escritosThe learning of punctuation by students of the first years of Elementary Education: an analysis based on the production of different textual genresAbstractThis study aimed to analyze, in an exploratory perspective, the learning of punctuation in different textual genres. The 5th year Elementary Education (former 4th grade) students of a public municipal school in Recife participated in the research. The data was collected through three text production activities in which the students were requested to write a complaint letter, a fable and a news story. The results demonstrated that, generally, the punctuation used by the students was related to the characteristics of the textual genres that were produced. Keywords: punctuation; textual genres; production of written texts
Como Citar
Silva, A. da. (1). A aprendizagem da pontuação por alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental: uma análise a partir da produção de diferentes gêneros textuais. Cadernos De Educação, (35). https://doi.org/10.15210/caduc.v0i35.1618
Edição
Seção
Artigos