Cadernos do LEPAARQ (UFPEL)

Revista do Laboratório de Ensino e Pesquisa em Antropologia e Arqueologia da Universidade Federal de Pelotas (LEPAARQ-UFPEL).

Qualis B1 - Antropologia/Arqueologia

Notícias

 

Chamada para Dossiê: Conexões Atlânticas: Arqueologias do Colonialismo

 

Submissão de trabalhos até 15/03/2022

Organização: Marianne Sallum, Francisco Silva Noelli, Tânia Manuel Casimiro, Lúcio Menezes Ferreira, Marcos André Torres de Souza


Este dossiê pretende reunir casos e reflexões interdisciplinares no campo da Arqueologia do Colonialismo, entre os séculos XV e XXI. A proposta é considerar a produção das materialidades em contextos coloniais ao redor do oceano Atlântico no intuito de compreender as relações locais e os processos migratórios ocorridos em tempos diferentes, por motivos distintos e cujos efeitos ainda reverberam no presente. As relações, práticas e conhecimentos variam de pressões externas à vontade e atitude crítica humana. As suas cronologias ultrapassam as independências, pois o colonialismo estrutural é voraz e continuamente atualizado por novos artifícios e dispositivos, dedicados a reduzir ou eliminar a territorialidade, autodeterminação e autossuficiência de comunidades e indivíduos. Em contrapartida, as materialidades, práticas e ideias relacionadas a elas não cessam de circular, em escalas variáveis e diversas. Este dossiê enfatizará a percepção das memórias, das articulações de tecnologias e materialidades diversas, das múltiplas agências, dos processos que desencadeiam desigualdades sociais, apagamentos, transformações identitárias, perda e retomada de lugares significativos.

 
Publicado: 2021-09-28 Mais...
 
Outras notícias...

V. 18, N. 35 (2021): JAN-JUN.


Capa da revista