Estética da formação

  • Cynthia Farina

Resumo

Este texto exercita um olhar sobre a relação entre arte, corpo e subjetividade. Analiso, resumidamente, aqui alguns problemas que estive investigando sobre essa relação sob a perspectiva da formação do sujeito contemporâneo, enfocando a estética dessa formação. Trato de estabelecer conexões entre algumas práticas estéticas atuais e os processos de formação do sujeito, entre as imagens e discursos que dão forma a sua experiência estética, e o sentido que produz a partir deles. Essas imagens e discursos permitem formular perguntas sobre as complexas relações entre experiência estética e pedagogia nos atuais processos de subjetivação. Experiência estética e pedagogia se encontram e interpelam na idéia que chamei "pedagogia das afecções". Palavras-chave: arte, corpo, formação, subjetividade. Education aesthetics Abstract This paper deals with the relation among art, body, and subjectivity. Briefly, I analyse some issues about this relation regarding the education of a contemporary individual; its focus is the aesthetics of this education. I establish connections among some current aesthetic practices and the subject's education process, among the images and discourses that construct his/her aesthetic experience, and the meanings s/he makes based on them. These images and discourses allow us to ask questions about the complex relations between the aesthetic experience and pedagogy in the current subjectification processes. Aesthetic experiences and pedagogy meet and are questioned in a field I have named "pedagogy of changes in acceptance". Key-words: art, body, education, subjectivity. 
Publicado
2012-12-19
Como Citar
Farina, C. (2012). Estética da formação. Cadernos De Educação, (27). https://doi.org/10.15210/caduc.v0i27.1815
Seção
Artigos