Revista Discente Ofícios de Clio

A Revista Discente Ofícios de Clio é um projeto ligado ao Laboratório de Ensino de História (LEH), e ao Programa de Pós-Gradução em História (PPGH), ambos da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). A Revista tem periodicidade semestral e objetiva proporcionar aos nossos graduandos e pós graduandos, bem como aos alunos de áreas afins e/ou de outras Instituições, um espaço qualificado de debate e de incentivo ao incremento da pesquisa. Como se sabe, um grande número de revistas acadêmicas não aceitam artigos de alunos não formados e, em alguns casos, apenas de portadores de título de Mestrado. A Ofícios de Clio almeja oportunizar aos discentes o incremento de seus currículos, visando seu futuro desenvolvimento acadêmico e profissional.

Notícias

 

PRORROGAÇÃO DE PRAZO - Dossiê "Diálogos: Interdisciplinaridade e Transdisciplinaridade no Campo Historiográfico" - Nova data: 23 de setembro de 2018

 

Devido ao baixo número de trabalhos recebidos para o dossiê, estamos excepcionalmente prorrogando o prazo para novas submissões, APENAS para a edição de número 4.

Seguem as informações a respeito desta edição:

Convidamos a comunidade acadêmica a colaborar com a Revista Discente Ofícios de Clio, dos cursos de Graduação e Pós-Graduação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). A Revista é ligada ao Laboratório de Ensino de História da UFPel (LEH) e vinculada ao Departamento de História e ao Programa de Pós-Graduação em História. Possui periodicidade semestral, sendo publicada em formato online no endereço  HTTPS://PERIODICOS.UFPEL.EDU.BR/OJS2/INDEX.PHP/CLIO , com ISSN: 2527-0524.

Serão aceitos artigos inéditos de História ou temas afins. O autor deverá ser aluno de graduação ou pós-graduação, ou tê-la concluído no máximo há seis meses no momento do envio. A Revista Discente Ofícios de Clio é dividida em quatro seções. A primeira delas constitui-se de um dossiê temático, para o qual é convidado a participar, na condição de proponente, um pós graduando. A segunda seção é composta por artigos livres. A terceira seção é específica para área de Ensino de História e afins, contemplando reflexões teóricas sobre as práticas de ensino e experiências de ensino, tais como trabalho com monitorias, atividades do PIBID, estágios, experiências em Educação Patrimonial, etc. A quarta seção da revista será composta por resenhas de obras publicadas em língua portuguesa ou estrangeira. 

Para nosso quarto número estamos efetuando a chamada para o Dossiê Diálogos: Interdisciplinaridade e Transdisciplinaridade no Campo Historiográfico, sob a proposição do Doutorando Thiago Destro R. Ferreira (UFU).

Atualmente, a pesquisa historiográfica abrange o trabalho com uma diversidade de objetos e temas – tais como as Artes Visuais, a Literatura, os Estudos de Gênero – que também são, antes de tudo, campos autônomos do conhecimento. Além disso, o historiador recorre frequentemente a áreas como a Antropologia, a Teoria Literária ou as Ciências Sociais, com os quais dialoga constantemente. Partindo disso, o dossiê pretende reunir trabalhos que se dediquem a pensar as possibilidades e os desafios motivados pela interdisciplinaridade e transdisciplinaridade entre História e áreas afins em seus diversos vieses teóricos e metodológicos. 

As Normas e o Regimento da Revista encontram-se no site. Os artigos devem ser inéditos e seu conteúdo é de responsabilidade do autor. Informações adicionais podem ser solicitadas através do e-mail OFICIOSDECLIO@GMAIL.COM . A submissão de artigos se dará através do site da Revista HTTP://PERIODICOS.UFPEL.EDU.BR/OJS2/INDEX.PHP/CLIO e do envio simultâneo para o e-mail OFICIOSDECLIO@GMAIL.COM

O novo período de recebimento dos artigos para essa edição é do dia 22 de agosto até dia 23 de setembro.

Pedimos ampla divulgação dessa chamada entre seus contatos.


A Editoria da Revista Discente Ofícios de Clio.



 
Publicado: 2018-08-22
 
Outras notícias...