Revista Discente Ofícios de Clio

A Revista Discente Ofícios de Clio é um projeto ligado ao Laboratório de Ensino de História (LEH), e ao Programa de Pós-Gradução em História (PPGH), ambos da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). A Revista tem periodicidade semestral e objetiva proporcionar aos nossos graduandos e pós graduandos, bem como aos alunos de áreas afins e/ou de outras Instituições, um espaço qualificado de debate e de incentivo ao incremento da pesquisa. Como se sabe, um grande número de revistas acadêmicas não aceitam artigos de alunos não formados e, em alguns casos, apenas de portadores de título de Mestrado. A Ofícios de Clio almeja oportunizar aos discentes o incremento de seus currículos, visando seu futuro desenvolvimento acadêmico e profissional. ISSN 2527-0524

Notícias

 

CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO - Nº 11 - 2021/2

 
 
Publicado: 2021-05-11
 

CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO - Nº 11 - 2021/2

 

Convidamos a comunidade acadêmica a colaborar com a Revista Discente Ofícios de Clio, dos cursos de Graduação e Pós-Graduação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). A Revista é ligada ao Laboratório de Ensino de História da UFPel (LEH) e vinculada ao Departamento de História e ao Programa de Pós-Graduação em História. Possui periodicidade semestral, sendo publicada em formato online no endereço  https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/CLIO, com ISSN 2527-0524.

Serão aceitos artigos inéditos de História ou temas afins, nas línguas portuguesa ou espanhola. O (a) autor (a) deverá ser aluno de graduação ou pós-graduação, ou tê-la concluído no máximo há seis meses no momento do envio. A Revista Discente Ofícios de Clio é dividida em quatro seções. A primeira delas constitui-se de um dossiê temático, para o qual é realizada chamada específica e são convidados a participar, na condição de proponentes, um (a) doutorando (a) ou uma dupla de doutorandos (as). A segunda seção é composta por artigos livres. A terceira seção é específica para área de Ensino de História e afins, contemplando reflexões teóricas sobre as práticas de ensino e experiências de ensino, tais como trabalho com monitorias, atividades do PIBID, estágios, experiências em Educação Patrimonial, etc. A quarta seção da revista será composta por resenhas de obras publicadas em língua portuguesa ou estrangeira. À exceção do dossiê temático, todas as seções recebem trabalhos em fluxo contínuo.

Para nosso décimo primeiro número, a ser publicado no presente ano, estamos efetuando a chamada para o Dossiê CORPOREIDADES EM LUTA: Feminismos e corpos de resistências ao sul global, sob a proposição das Doutorandas Eduarda Borges da Silva (UFRGS) e Marluce Dias Fagundes (UNISINOS).

Propomos esse dossiê influenciadas pela recente conquista ao outro lado da fronteira, a legalização do aborto na Argentina (em dezembro de 2020), uma luta histórica que marca não somente o acesso aos direitos sexuais e reprodutivos, mas o reconhecimento do direito à vida das mulheres, dos homens trans e de outros corpos que engravidaram (ou foram engravidados) sem interesse ou condições para gestar. Tendo o corpo como foco, se enquadram nesta chamada pesquisas que analisem as corporeidades enquanto processo histórico de resistência, de disputa e de opressão, nos diferentes períodos e contextos, no Brasil e no restante do sul global, região dos países em desenvolvimento.

Tendo como foco artigos que analisem para além das ações feministas coletivas e individuais, interessam-nos pesquisas atentas aos usos políticos dos corpos; à interferência do Estado, da Medicina, do Judiciário e da Igreja no dizer-fazer-saber dessas corporeidades; à precariedade diferenciada entre as vidas, à performatividade, às generificações e às resistências a essas generificações, às formas repressivas e produtivas de enunciar os corpos. Além disso, textos que tem como protagonistas corpos marcados por raça, gênero, classe, território, sexualidade e geração, ou seja, que consideram a interseccionalidade, são os que, efetivamente, contribuirão com esse número da revista. A presente proposta atenta-se também em receber trabalhos que articulem as diferentes teorias e metodologias desenvolvidas pelo pensamento feminista contemporâneo.

As Normas e o Regimento da Revista encontram-se no site. Os artigos devem ser inéditos e seu conteúdo é de responsabilidade do (a) autor (a). Informações adicionais podem ser solicitadas através do e-mail oficiosdeclio@gmail.com . A submissão de artigos se dará por meio do site da Revista http://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/CLIO e do envio simultâneo para o e-mail oficiosdeclio@gmail.com

O período de recebimento dos artigos para essa edição será entre os dias 11 de maio e 16 de agosto de 2021. Pedimos ampla divulgação entre seus contatos.

 

A Editoria da Revista Discente Ofícios de Clio.

 
Publicado: 2021-05-11
 
Outras notícias...

v. 5, n. 9 (2020): Ofícios de Clio

Edição completa

Ver ou baixar a edição completa PDF

Sumário

Expediente

Ofícios de Clio
PDF
3

Apresentações

Equipe Editorial
PDF
8
Pedro de Oliveira Barbosa, Camille Johann Scholl
PDF
15

Dossiê: A descolonização africana e suas ideias políticas

Pedro de Oliveira Barbosa
PDF
19
João Antônio Batista Bortolotti
PDF
39
Andressa da Silva Machado
PDF
55
Gabrielle Lima, Izabella Colino
PDF
66
Bruno Ribeiro Oliveira
PDF
81
Camille Johann Scholl
PDF
99
Amilcar Alexandre Oliveira da Rosa
PDF
111

Dossiê Educação

Diego Lunardelli, Marco Antônio Pinheiro Machado
PDF
121
Mariana Ribeiro
PDF
136
Eliandra Gleyce dos Passos Rodrigues
PDF
148
Camila de Jesus Souza
PDF
163

Artigos Livres

José Ricardo Marques Resende
PDF
183
Marcos Paulo Amorim Santos
PDF
202
Osnan Silva De Souza
PDF
220
Tayná Silva Cuba
PDF
238
Paula Eloise dos Santos, Lucas Augusto Souza de Jesus
PDF
256
Maria Letícia Vieira
PDF
268
Ana Carolina de Montmorency Pestana Varizo
PDF
282
Vinícius Bosignari
PDF
292
Andrea da Conceição
PDF
303
Lênin Pereira Landgraf
PDF
322
Vinícius Bosignari, Letícia Stiehler Machado
PDF
332
Fabio Wroblewski Filho
PDF
344
Renata dos Santos de Mattos
PDF
360
Felipe Daniel Ruzene
PDF
380
Vítor Mateus Viebrantz
PDF
394
Andréa Reis da Silveira
PDF
411
Nicole Angélica Schneider
PDF
431
Thiago Lindemaier da Rosa
PDF
441
Augusto Antônio de Assis
PDF
451
Henrique Melati Pacheco
PDF
470

Resenhas

Alysson Brenner Nogueira Pereira
PDF
487