Revista Discente Ofícios de Clio

A Revista Discente Ofícios de Clio é um projeto ligado ao Laboratório de Ensino de História (LEH), e ao Programa de Pós-Gradução em História (PPGH), ambos da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). A Revista tem periodicidade semestral e objetiva proporcionar aos nossos graduandos e pós graduandos, bem como aos alunos de áreas afins e/ou de outras Instituições, um espaço qualificado de debate e de incentivo ao incremento da pesquisa. Como se sabe, um grande número de revistas acadêmicas não aceitam artigos de alunos não formados e, em alguns casos, apenas de portadores de título de Mestrado. A Ofícios de Clio almeja oportunizar aos discentes o incremento de seus currículos, visando seu futuro desenvolvimento acadêmico e profissional. ISSN 2527-0524

Notícias

 

CHAMADA PARA COMPOR DOSSIÊS TEMÁTICOS - 2022

 

 

 

 

Chamada para compor dossiês temáticos - 2022

 

A Ofícios de Clio - Revista Discente dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Pelotas (ISSN 2527-0524), publicação online semestral, convida os doutorandos e doutorandas da comunidade acadêmica a apresentarem proposta de dossiê temático para as edições de 2022, referente aos números 12 (doze) e 13 (treze) do periódico.

A Revista Discente Ofícios de Clio é ligada ao Laboratório de Ensino de História da UFPel (LEH) e vinculada ao Departamento de História e ao Programa de Pós-Graduação em História.                   Para                         visualizá-la,                   acesse                o                  endereço https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/CLIO/index

Por ser uma publicação discente, a Ofícios de Clio aceitará propostas de dossiês temáticos produzidas por doutorandos (as) de programas de pós graduação em História ou outras ciências humanas, de Programas de Pós Graduação Strictu Sensu reconhecidos pela CAPES. É desejável que os (as) doutorandos (as) proponentes pertençam a grupo (s) de pesquisa certificados pelo CNPq e tenham produção ativa na área escolhida para o dossiê.

Serão selecionadas duas propostas de dossiê, sendo uma referente ao número 12 da Revista, a ser publicado em 2022/1, e outra referente ao número 13, correspondente ao semestre 2022/2.

As propostas de dossiê deverão ser enviadas até o dia 31/01/2022 para o email: oficiosdeclio@gmail.com sob o título de “Proposta para Dossiês Temáticos 2022”, e devem atender as especificações abaixo:

 

  • A temática é livre, desde que seja inédita e diferente dos dossiês já publicados na revista. Deve contemplar estudos e pesquisas referentes ao campo da História, podendo dialogar com áreas afins;
    • A proposta ficará à cargo de 1 (um) ou 2 (dois) proponentes, preferencialmente de instituições diferentes;
    • Os (as) proponentes terão como tarefas: colaboração na redação da chamada da Revista, no espaço designado para a apresentação do dossiê; apoio à divulgação da chamada, sobretudo entre suas redes de contatos acadêmicos; sugestão de nomes de pareceristas e, se necessário, realização de parecer para artigos, resguardado o critério de avaliação às cegas; produção da apresentação do respectivo dossiê temático; apoio na divulgação da Revista, quando lançada;
    • É importante que a sugestão possua adequação à proposta editorial da revista, que      pode                  ser                  visualizada                  no link https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/CLIO/about/submissions#authorGuidelines.

              A proposta deverá conter: titulação e vínculo institucional dos (as) organizadores (as), devendo ser redigida em arquivo .doc, com no máximo 1 página, digitada em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entre linhas 1,5 cm e margens 2,5 cm. Deverá ainda conter título, apresentação da proposta, demonstrando sua relevância no campo dos estudos históricos, no mínimo três e no máximo cinco palavras-chave. Listas de referências bibliográficas configuram- se como opcionais. É recomendável que a proposta possua abertura teórico-metodológica e/ou temática, de forma a permitir a colaboração de diferentes estudiosos.

  • As propostas serão avaliadas pela equipe editorial, de modo democrático, definindo as mais votadas como escolhidas.

 

OBS.: É desejável que os organizadores também sejam proponentes de artigos para publicação no dossiê. Nesse caso, não deverão participar, de nenhuma forma, do processo de avaliação do próprio trabalho.

 
Publicado: 2021-11-28
 

Curso Introdutório "Entrei para História, e agora?" 2ª Edição!

 
Prezados (as) colaboradores e leitores da Revista Discente Ofícios de Clio,

Temos o prazer de informar que a realização de nosso curso introdutório "Entrei para a História, e agora?" foi um sucesso, tendo ampla audiência e participação nos 3 dias ministrados (29 e 30/09 e 01/10/2021). Gostaríamos de agradecer a todos e todas os alunos da Universidade Federal de Pelotas por sua participação e colaboração para fazer deste evento algo exitoso.

Atenciosamente,
Equipe Editorial
 
 
Publicado: 2021-10-05
 
Outras notícias...

v. 6, n. 10 (2021): Ofícios de Clio

Edição completa

Ver ou baixar a edição completa PDF

Sumário

Expediente

Ofícios de Clio
PDF
3

Apresentações

Equipe Editorial
PDF
8
Érika Catarina de Melo Alves, Marianna de Queiroz Araújo
PDF
13

Dossiê Etnografia nos arquivos e a produção de conhecimento sobre populações subalternizadas

Luiz Eduardo Domingues dos Santos Souza da Silva
PDF
19
Ramon Lamoso de Gusmão
PDF
36
Renata Duarte
PDF
49
Larissa Cheyenne Nepomuceno de Jesus, Taianra Cecília Pereira Santos
PDF
63
Filipe de Sousa Miranda
PDF
80
Lais Schillim da Silva
PDF
100

Dossiê Educação

Gabriel Costa de Souza
PDF
114
Élita Paloma Américo Magalhães
PDF
134

Artigos Livres

Loiana Maiara Zviegicoski Ferrando
PDF
145
Pâmela Campos Ferreira
PDF
163
Thiago Campos da Silva
PDF
179
ARTUR PEREIRA QUINTEIRO COSTA, Edilza Maria Medeiros Detmering
PDF
198
Gleidson Fernando Rocha dos Santos
PDF
217
Lauren Cavichioli Quissini
PDF
236
Yuri Batista da Silva
PDF
246
Laiana Pereira da Silveira, Lilian Fetzer
PDF
263
Alessandra Nóbrega Monteiro, Anna Beatriz Oliveira Menezes Costa
PDF
274
João Arnaldo Machado Gomes, Laura Camila Silva da Silva
PDF
294
Heloisa Motelewski, Lucas José Mascarello de Jesus
PDF
312
Kelvin Oliveira do Prado
PDF
327

Resenhas

Danilo Moura Monteiro
PDF
346