Cadernos de Educação

A revista Cadernos de Educação é uma publicação eletrônica, em fluxo contínuo, da FAculdade de Educação (FAE) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). 

Publica artigos inéditos resultantes de pesquisas científicas no campo educacional,  além de resenhas, relatos de experiências,  entrevistas e dossiês.

 

Notícias

 

DOSSIÊ TEMÁTICO: Instituições, história e patrimônio cultural

 

ABERTURA DE SUBMISSÃO DE ARTIGOS PARA O DOSSIÊ TEMÁTICO: Instituições, história e patrimônio cultural

Proponentes: 

Prof. Dr. José Edimar de Souza (UCS)
Prof. Dr. Fabiano Quadros Rückert (UFMS)
Prof. Dr. Rodrigo Luís dos Santos (IFFAR)

Previsão da publicação: primeiro semestre de 2023

Envio de textos até 15 de janeiro de 2023.


Ementa:

Investigar instituições representa compreendê-las nas suas mais complexas relações sociais. Como o próprio termo indica, se refere ao instituído, trata-se de entidades que asseguram elementos centrais de uma sociedade e que se identificam em diferentes áreas que compõem o tecido social, como política, economia, cultura e a educação. O dossiê propõe acolher pesquisas que analisam os processos de transformações ocorridas no campo da historiografia da educação, as perspectivas teóricas e metodológicas no procedimento de pesquisas sobre instituições escolares e o patrimônio cultural e histórico educativo. Nesse sentido, as investigações que analisam práticas e culturas desenvolvidos em distintos espaços e tempos, a continuidade e descontinuidade dos processos de escolarização formal desenvolvidos em: colégios, grupos escolares, escolas étnicas e comunitárias, escolas isoladas; bem como se interessa pelos estudos do cotidiano, dos modos de fazer, de organizar e ainda das relações entre cultura da escola e cultura material escolar; dos fundamentos da Cultura Escolar; das contribuições da Cultura Escolar no ensino e na pesquisa histórica como produção de memória e do patrimônio histórico, cultural e educativo. Além disso, serão recebidos artigos que compreendam o patrimônio como bens culturais, uma vez que se encontram em constante processo de construção e reconstrução, compreendendo os usos, expressões, conhecimentos, técnicas, objetos, artefatos que produzem os diferentes grupos sociais na vida em comunidade.

 
Publicado: 2022-08-25
 
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